domingo, 25 de outubro de 2009

Rio Sena: Um Bairro de Muitas faces


A quase 50 anos surgia o bairro do Rio Sena.Segundo pesquisas realizadas por uma estudante em graduação de Pedagogia Gestão Escolar,o bairro é iniciado por pequenos comerciantes que observando a grande circulação de cavaleiros que transitavam entre Periperi e Pirajá, passando por essa região, resolveram vender-lhes artigos diversos(fumo de corda,charutos,cachaça,fifo,querosene,etc). Por fim devido a grande beleza e tranquilidade local,muitos moradores de antigos bairros (IAPI,Pero Vaz,Liberdade) e do interior vieram a habitá-lo também.Além das qualidades da região os migrantes visavam obter lotes de terra o que até então, muitos não possuíam.Devido a sua formação sem o prévio planejamento, o bairro ainda hoje enfrenta diversos problemas como: a falta de saneamento e pavimentação,transporte e saúde pública precária,inexistência de espaços para o lazer dos jovens,alto índice de gravidez na adolescência e de inserção juvenil na criminalidade.O bairro está crescendo e até obtendo o seu desenvolvimento tardio,os primeiros serviços e comércios (mercados,farmácias,salões de beleza ,barbearias ,fotografia ,gráficas , lojas de artigos diversos ,armarinhos, padarias, moto-táxi, bares, Lan Houses e etc) sendo instalados e ampliados.
Fonte: http://www.scribd.com/doc/7433330/Rio-Sena-Do-Suburbio-Ferroviario and Associação Comunitária Sara kertesz
Foto: By Associação Comunitária Sara Kertesz

6 comentários:

  1. Eu acho um absurdo que o bairro Rio Sena não seja valorizado como deveria, nem está no mapa, quando conversamos com algum colega e ele nos pergunta onde você mora e você responde Rio Sena ele te interroga: "onde fica isso? é aqui em Salvador?" o Rio Sena é totalmente excluído de tudo e o pior é o transporte público que para nós irmos na maioria dos lugares devemos pegar dois coletivos e isso nos prejudica muito porque as empresas se negam em darmos emprego devido ao gasto com o transporte; pelo amor de Deus, autoridades, nos olhem sem ser na época da eleição!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este blog, pois está fazendo um papel de grande importância para sociedade, divulgando a história desse bairro que atualmente se encontra desconhecido por outras localidades soteropolitanas. Parabéns!
    Quanto à luta por melhorias, é um problema que dependerá da escolha de um político responsável e sensibilizado com o sofrimento dos moradores e também da consciência coletiva.
    Concordo com o comentário da colega dany, mas a divulgação da localidade se faz também pela influência de boas ações, sendo divulgada através da cultura local, da religião, mostrando aos outros cidadãos que o local é "seguro" para ser freqüentado.
    É necessário que cada um faça a sua parte para exigir que o Estado faça a parte que lhe cabe, sigam em frente e mobilize o coração das pessoas com coisas que engrandeçam o lugar, isso sim é bonito de se ver, poderá até demorar mais vocês conseguiram, com muita fé em Deus e coragem.
    Portanto, continuar com esse lindo projeto, seria o primeiro passo, o reconhecimento do trabalho surge através de muito esforço.

    “União e Perseverança isso fará um fato histórico acontecer, a mudança...que revolucionará a vida,ela é a compreensão”
    Jonas Silva Podkowa

    Felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou jornalista e gostaria do seu contato de e-mail e telefone para marcar uma entrevista. Aguardo retorno com brevidade.
      Obrigado,
      Eliezer Santos
      eliezersantos.trabalho@gmail.com

      Excluir
  4. Um bairro muito arborizado, acolhedor, boêmio e tranquilo muito bacana lá se acha de quase tudo, gostei a beça.

    ResponderExcluir
  5. Bairro feio do caralho além de perigoso

    ResponderExcluir

Comente a vontade,respeitando sempre os outros.Por isso não use liguagem vulgar,nem ofensas à terceiros.